
Morreu a cientista americana Lynn Margulis. Não quero deixar de lhe prestar a minha homenagem.
Lynn Margulis foi conhecida pelos seus trabalhos sobre a origem e evolução das células, foi considerada uma autoridade em Biologia Evolutiva, morreu aos 73 anos em sua casa em Amherst (Massachusetts, Estados Unidos), em consequência de um acidente vascular cerebral que sofreu recentemente.
A cientista ficou conhecida pela sua Teoria Endossimbiótica, que desafia as teorias neodarwinistas na medida em que considera que as variações herdadas não se devem a mutações ao acaso, mas à interação entre os organismos. Segundo Margulis, a origem das primeiras células eucarióticas deu-se a partir da fusão e simbiose de bactérias primitivas há milhões de anos.
Lynn Margulis, doutora honoris causa pela Universidade Autónoma de Madrid e agraciada com a Medalha Nacional de Ciência dos EUA em 1999, foi também uma das impulsoras, ao lado do britânico James Lovelock, da Teoria de Gaia que defende que o meio ambiente mudou devido ao comportamento dos seres vivos que habitam a Terra e à sua interacção com o ambiente, enquanto outras teorias falam de adaptação dos organismos a um determinado ambiente.
Nascida em Chicago em 1938, entrou na Universidade de Chicago quando tinha 14 anos. Formada em Zoologia e Genética pela Universidade de Wisconsin, também era doutora em Genética pela Universidade da Califórnia e co-diretora do departamento de Biologia Planetária da NASA . Era membro da Academia de Ciências dos EUA desde 1983, da Academia Russa de Ciências Naturais desde 1997 e da Academia Americana de Artes e Ciências desde 1998, além da Sociedade Internacional para o Estudo da Origem da Vida e a Sociedade Catalã de Biologia.
A sua obra imprime uma nova visão à microbiologia e ajuda a posicionar a espécie humana em relação à natureza e inclusivamente aos microorganismos.
Lynn Margulis foi casada com o astrónomo Carl Sagan, um divulgador da ciência que ganhou fama mundial com seu programa de televisão "Cosmos", falecido em 1996, com quem teve um filho,o poeta Dorion Sagan, que colaborou com ela em diversas publicações.
Lynn Margulis publicou numerosos artigos e livros. O seu livro "Simbiose na evolução da célula" (1981) é considerado um clássico da Biologia do século 20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário